Treino seguro com o Dr. Fernando Sampaio! #TBE2

Oláá, amores! Como estão?!

O post de hoje aborda um tema nunca antes discutido aqui no blog (creio eu): saúde. Como vocês viram no título, ele faz parte do #TBE, ou “Tá Bonassi Emagrece”, meu projeto de emagrecimento, cuja meta é secar pelo menos 10 Kg ainda neste verão.

Já não é novidade pra ninguém que emagrecer sem cuidar da saúde não dá certo, né?! Mas, por enquanto, eu não vou falar da alimentação – esse é um assunto pra outro post. Aqui, vamos falar sobre a importância de passar por um cardiologista antes de praticar exercícios físicos. Com vocês: Dr. Fernando Sampaio!

05

O Dr. Fernando atende na CardioPro, uma clínica nova e lindíssima integrada à Academia Ápice, ali pertinho do Sesc, em Sorocaba! Olhem só a recepção e sala de espera, que bom gosto:

 04 03

Bom, resolvi procurar o Dr. Fernando porque, há alguns meses, comecei a notar algumas palpitações no coração, fiz um exame de Holter pelo convênio e descobri que tenho arritmia cardíaca. Aí, quando decidi voltar a fazer exercícios, fiquei super preocupada, porque esses exames que muitas academias fazem por aí são extremamente superficiais. Meia dúzia de perguntas, aferição da pressão arterial e fim, né?! Pois é.

“Muitas vezes, você pode ter uma doença assintomática – ou seja, você tem a doença, mas não percebe que tem. Através de um exame físico bem feito, de uma história bem tirada – ou seja, investigar os fatores de risco que a pessoa tem – de um eletrocardiograma e, se necessário, mais alguns exames subsidiários, você consegue observar se aquela pessoa tem risco para ter alguma doença. A avaliação cardiológica antes de começar uma atividade física é muito importante, não só como orientação pra pessoa saber qual o melhor tipo de exercício que ela pode fazer, mas também para afastar um possível evento desfavorável”, diz o  Dr. Fernando.

Pensando exatamente nisso e sabendo que o Dr. Fernando é cardiologista esportivo, marquei uma consulta com ele. De cara, já fiz um eletrocardiograma na própria clínica, antes mesmo de entrar no consultório.

01

Quando eu entrei, já tinha dois exames em mãos – o eletro feito minutos antes e o Holter, que eu levei pra ele analisar. Conversamos bastante, ele me examinou, avaliou os resultados e pediu que eu fizesse um teste ergométrico no dia seguinte.

02

O teste foi monitorado pelo próprio Dr. Fernando. Pra quem nunca fez, é bem simples: a gente fica com o medidor de pressão no braço e com pontos de captação da frequência cardíaca por todo o tórax. Aí, o médico vai alterando o programa da esteira, aferindo a pressão periodicamente e acompanhando o comportamento do nosso coração pelo computador, e a gente só tem que acompanhar a esteira até ficar exausta. O exame acaba quando a gente está no limite!

06

Depois de mais esse exame, o Dr. Fernando concluiu que meu caso é bem leve e que eu posso fazer qualquer tipo de exercício! Agora sim, eu tenho segurança pra treinar e não fico achando que eu vou ter um piripaque a cada aeróbico que eu faço! É só falta de costume mesmo, gente! Heheh… Mas esse também é assunto pra outro post…

Hoje, eu fico por aqui! Espero que vocês coloquem juízo nessas cabecinhas e também procurem um cardiologista antes de fazer exercícios, não importa a idade que vocês tenham!

Pra quem quiser se consultar com o Dr. Fernando Sampaio, o telefone da CardioPro é o (15) 3229-0202. A clínica fica na Rua Eulália Silva, nº214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba!

Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*